Terex Digger Derrick - CPFL Serviços

Terex Digger Derrick - CPFL Serviços

No ano de 2015 o Digger Derrick comemora 70 anos de existência nos Estados Unidos. Em terras americanas, se trata de um equipamento muito desenvolvido, com penetração consolidada, produtividade inquestionável e apelidado pelos usuários como “state of art”. O maior desafio da Terex foi introduzir esse equipamento utilizado para tarefas de construção de linhas energizadas em um mercado nada maduro como o Brasil, onde a mecanização é lenta se comparada com os Estados Unidos. Os usuários também desconheciam a maneira de se trabalhar com um equipamento dotado de recursos tecnológicos avançados para a época. Após identificar e estabelecer uma forte parceria com uma das maiores concessionárias de energia do país, o projeto foi paralisado durante um período. A empresa em questão já tinha atingido um número satisfatório de unidades e decidiu paralisar o projeto e não fazer novas aquisições. Logo surgiu a necessidade de identificar um novo parceiro que estivesse disposto em mecanizar a frota de construção de linhas e investir no projeto Digger Derrick. Além das dificuldades iniciais continuarem existindo, havia outro ponto desfavorável, que era a falta de conhecimento sobre a produtividade e a eficiência do equipamento. Uma vez analisado o retorno do investimento, a maior dificuldade encontrada foi em relação à formação dos preços, pois os custos estimados eram muito altos por se tratar de um equipamento importado que tinha como principal concorrente um equipamento nacional de baixo custo de aquisição.


Além disso, os custos para a produção da carroceria (Armários) também eram altos, fazendo com que o conjunto tivesse um preço além da realidade de mercado da época. Existiram muitas dificuldades na negociação, onde foi definida a elaboração de um contrato de fornecimento com a CPFL Serviços para uma quantidade importante de Digger Derrick e Cestos Aéreos Over Center Skyritz 10HDOC. A negociação foi feita diretamente com o presidente da empresa, foram necessárias também muitas rodadas de negociação com a área de suprimentos para ajustar detalhes do contrato, onde a Terex conseguiu de maneira hábil alterar algumas cláusulas do contrato padrão da CPFL e chegar a um acordo em que ambas as empresas sairiam beneficiadas.


Após o fornecimento de 11 Diggers e 17 Cestos 10HDOC, em 2014 a CPFL, mesmo com a diretoria diferente da época que o contrato foi assinado, demonstrou interesse em seguir com o plano de mecanização na construção de linhas para os próximos anos. Porém, houve muitas rodadas de negociação onde a atual diretoria não tinha dados suficientes sobre a produtividade do equipamento e o retorno do capital investido, suscitando dúvidas sobre a continuidade do projeto. Por conta disso, a Terex decidiu ir a campo e elaborar um material consistente com um estudo comparativo sobre a eficiência do Digger em relação ao concorrente. Em conjunto com a CPFL, foram medidos os tempos das seguintes atividades: Carregamento de Postes, Descarregamento de Postes, Perfuração do solo e Implantação de Postes.


O resultado desse árduo trabalho foi apresentado à presidência da CPFL no final de 2014, onde mostramos que na execução das tarefas rotineiras o Digger Derrick da Terex é em média 45% mais eficiente que o concorrente nacional. No mesmo ano no Sendi XXI (Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica), o time de suprimentos da CPFL apresentou um trabalho técnico sobre o ganho de eficiência e segurança na manutenção e construção das redes de distribuição de energia elétrica através da implementação de modernas tecnologias e novos processos de instalação/substituição de postes, transformadores, equipamentos, lançamento/substituição de condutores dentre outras atividades envolvidas nas redes de distribuição elétrica. A conclusão desse trabalho foi que a evolução da tecnologia, disponibiliza recursos que podem ser integrados aos sistemas corporativos das empresas. Os equipamentos são ferramentas fundamentais na busca pela melhoria da qualidade, produtividade, segurança do atendimento e eficiência nos serviços prestados aos clientes. A rentabilidade financeira pode ser conseguida com o investimento em equipamentos adequados, que proporciona rentabilidade e versatilidade. O Digger Derrick, além de ser uma perfuratriz, conta com o cesto aéreo acoplado, permitindo que o cliente execute diversas tarefas com o mesmo equipamento, com isso, nas bases analisadas pela CPFL Serviços, o Digger Derrick foi mais eficiente e produtivo em todas elas, provando que o retorno do investimento é apenas uma questão de tempo.


Após a realização desses excelentes trabalhos técnicos, além de obter ainda mais a confiança da CPFL Serviços e da sua atual diretoria, recebemos autorização para a execução do contrato com um novo pedido de 5 Digger Derricks e 16 cestos, podendo ter esse número ampliado no ano de 2015. Hoje o Digger é um equipamento em expansão no Brasil, tornando-se cada vez mais conhecido no mercado, gerando a curiosidade e interesse em muitas empresas do setor. Muitos clientes estão estudando a possibilidade e a viabilidade de contar com esse equipamento em sua frota nos próximos anos.

 

<< Voltar