Quem Somos

A Ritz Ferramentas é especializada há mais de 55 anos em projetos e fabricação de ferramentas e equipamentos para trabalhos de manutenção em sistemas elétricos desenergizados e energizados. Possuímos um portfólio completo de ferramentas para trabalhos de manutenção em linha viva até 800 kV AC e DC para trabalhos em sistemas elétricos nos métodos ao contato, à distância e ao potencial, atendendo as normas brasileiras, internacionais e ISO 9001.

Pioneira na fabricação de ferramentas de linha viva no Brasil, desenvolveu os seus primeiros tubos reforçados com fibra de vidro para manutenção em redes energizadas em 1968, com a fabricação das chamadas Varas de Manobra, pois já dominava amplamente esta tecnologia na fabricação de peças isolantes para a aplicação em disjuntores de pequeno volume de óleo. Em 1971, a Ritz produziu o primeiro conjunto completo de ferramentas para manutenção em redes energizadas.

Entre 1973 e 1989, ocorreu a associação com a A.B. Chance Company, líder mundial no segmento. A associação gerou troca de know-how e inovação de processos, tornando a Ritz reconhecida mundialmente pela qualidade, segurança, confiabilidade e excelência.

Em 2011, iniciou-se mais uma nova etapa para a empresa, com a aquisição pela multinacional norte-americana Terex. Isso proporcionou uma evolução e melhoria nos processos, metodologias, layout, tecnologia, segurança, competências, resultados e conquista de novos mercados internacionais.

Em 2021, alinhada com a tradição e referência da marca Ritz, o controle acionário da empresa passou às mãos de uma sociedade formada por um grupo de gestores da antecessora Terex Ritz, mantendo e fortalecendo o compromisso da continuidade à trajetória de desenvolvimento e inovação que são marcas importantes do seu legado.

 

REFERÊNCIA EM QUALIDADE

Os tubos reforçados com fibra de vidro RITZGLAS®, marca registrada Ritz, são reconhecidos internacionalmente pela sua qualidade e confiabilidade. Os tubos RITZGLAS® são submetidos a ensaios com base nas normas ASTM F-711 e IEC 60855.

O tubo isolante RITZGLAS®, parte integrante fundamental da maioria das ferramentas de linha viva da Ritz, possui internamente um núcleo de espuma unicelular de poliuretano, que evita a absorção e condensação de umidade ou sujeira. Sua construção externa é constituída de fibras de vidro altamente tratadas e dispostas no sentido circunferencial e longitudinal e impregnadas com resina epóxi de formulação especial.

O tubo RITZGLAS® possui alta rigidez dielétrica, resistência mecânica e baixo peso, características essenciais às ferramentas para trabalho em linha viva.

O laranja do bastão RITZGLAS® é apropriado para sua boa visibilidade nas áreas de trabalho, considerado um item de segurança a mais para a equipe de eletricistas.

 

RESPONSABILIDADE QUE GERA VALOR

Profissionais especializados, em permanente processo de atualização de conhecimento, dedicados na elaboração de projetos customizados conforme a necessidade de cada cliente.

Nosso departamento de engenharia dispõe de softwares mais avançados no mercado para o desenvolvimento de novas soluções, simulações 3D e elaboração de protótipos para validação de forma ágil e confiável, reduzindo o prazo da aprovação e disponibilização do produto.

 

SEGURANÇA EM TODAS AS ETAPAS DO PROCESSO

Experiência e excelência técnica para realização de ensaios e inspeções de acordo com Normas NBR, ANSI, IEC e ASTM, atendendo às especificações técnicas de nossos clientes.

Laboratório de ensaios elétricos até 400 KV e mecânicos até 75 toneladas, instalado em uma área de 500 m² com equipamentos modernos e calibrados, infraestrutura adequada com padrões rastreáveis e internacionais que assegura que todos os produtos sejam liberados para uso somente após rigorosa inspeção e aprovação.

 

CRESCER E EVOLUIR JUNTOS

Acreditamos na construção de um relacionamento de qualidade e confiança com nossos clientes, primando pelo atendimento às companhias de Energia Elétrica (Geração; Transmissão; Distribuição), bem como aos seus prestadores de serviço em todo território nacional e em mais de 60 países.